segunda-feira, 5 de outubro de 2009

História Gastronômica Mundial - Culinária Alemã


Com os preparativos para a Oktoberfest, aqui em Santa Cruz, nós não poderíamos deixar de apresentar o universo que envolve a gastronomia alemã. Nossa matéria de cozinha contemporânea mostra que essa culinária não se restringe apenas aos pratos tradicionais: salsichas, joelho e carne de porco.


A cozinha alemã varia muito de uma região para outra. Lá, a culinária é associada a pratos substanciosos, com muita salsicha, carne de porco - a mais popular-, além de tortas e bolos tentadores. Mas, com a apresentação de pratos mais leves e refinados, há duas décadas que esta imagem vem sendo mudada, o que não abafa o cardápio e os ingredientes tradicionais, com uma produção de 1500 tipos de salsicha, além de uma variedade enorme de queijos e presuntos.


As regiões sudoeste, Bavária e Suabia, compartilham muitos pratos da sua culinária com os países vizinhos ao sul, Suíça e Áustria. Ao oeste, a culinária francesa tem influência maior, enquanto que as regiões ao leste da Alemanha têm em comum com a comida do Leste Europeu, onde há influência escandinava nas regiões costeiras do nordeste.


Carnes na comida alemã


Porco, bife e aves são as principais variedades de carnes consumidas na culinária alemã.
Entre as aves, está a carne de galinha, embora pato, ganso e peru estejam bem estabelecidos na culinária alemã.


Carne da caça, especialmente de javali, coelho e veado, são disponíveis no ano todo.
Peixe na comida alemã.


A truta é o peixe de água doce mais comum na culinária do país, embora lúcio, carpa e perca também sejam. Frutos do mar eram tradicionalmente restritos às áreas costeira no nordeste - exceto pelo arenque. Hoje em dia, muitos peixes como o arenque, sardinha, atum, cavalinha e salmão têm sido bastante aceitos na culinária de todo o país.


Vegetais na culinária alemã


Os vegetais são geralmente consumidos em ensopados ou sopas, mas também podem ser servidos como pratos complementares. São comuns na comida alemã a cenoura, nabo, espinafre, ervilha, feijão e vários tipos de repolho. Cebolas fritas são uma adição comum a vários pratos de carne, exceto na culinária da Bavária.

Aspargos, especialmente o branco, são bastante apreciados como um prato complementar ou principal.


Temperos e condimentos na culinária alemã


Mostarda é um acompanhamento bastante comum às salsichas. Nas partes ao nordeste da Alemanha, há uma variedade doce da mostarda, a qual é quase exclusivamente servida com especialidades da Bavária, como Weißwurst e Leberkäse. Geralmente, com exceção da mostrada para salsichas, os pratos da culinária alemã raramente contém temperos e condimentos.


Sobremesas na culinária alemã


Uma grande variedade de tortas e bolos está presente por todo o país e normalmente são feitos com fruta fresca, como maçã, ameixa, morango e cereja. Sorvetes também são bastante populares.


Alemães são loucos por Paes.


A Alemanha tem mais tipos de pães do que qualquer outro país. E, todos os anos, novas variedades são criadas para atender o mercado. Os alemães chamam o pão de o alimento para a vida. E, realmente, a vida dos alemães seria muito difícil sem ele.


Em muitos países, a padaria local ou as prateleiras do supermercado têm alguns tipos diferentes de pão: o pãozinho branco, o integral, e, com sorte, acha-se uma baguete.


Mas se um estrangeiro entrar numa padaria alemã, encontrará uma oferta infinita do produto. Tem pão de centeio escuro e claro, pão branco, preto, com flocos de cereais, pão de legumes, de batata, etc. A variedade é imensa, do leve e macio pão branco, passando pelas nuanças das misturas de grãos, ao pesado pão preto com consistência de tijolo(pumpernickel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!