sábado, 7 de novembro de 2009

CURIOSIDADES

Entre o cordeiro e o carneiro:
Carne de carneiro e de cordeiro podem parecer que são a mesma coisa, mas não são. As características de uma e de outra as tornam significativamente diferentes. Saiba distinguir:

CARNEIRO: Ovino com idade superior a seis meses. A carne é avermelhada e firme, possui odor forte e gordura excessiva.
CORDEIRO: Ovino jovem, abatido com até 150 dias de vida. Possui carne tenra e rosada, baixo nível de gordura e sabor suave. É uma fonte de proteína de alta qualidade.
Principais cortes de cordeiro:
PALETA: é a peça com o cozimento mais desafiador. Exige um cuidado primoroso e cozimento lento, à baixa temperatura. Chefs contemporâneos, como o espanhol Ferrán Adriá e o brasileiro Alex Atala, utilizam lento cozimento à vácuo para preparar macias e suculentas paletas. Para a guarnição, a sugestão é molho de vinho tinto absolutamente equilibrado com batatas crocantes. Delicioso e surpreendente.
CARRÉ DE CORDEIRO OU COSTELETAS DE CORDEIRO: sete costelinhas constituem a porção ideal. Cozimento breve em alta temperatura é o mais indicado. Grelhado apenas com sal e pimenta, pois o corte é saborosíssimo por si só. Servido ao ponto. Para guarnição, purê de alho assado com alecrim. Um esplendor.
LOMBO DE CORDEIRO: corte com o sabor mais suave. Livre de ossos. Grelhado primeiramente pela parte da gordura, até que esteja crocante, mais dois minutos do outro lado e está pronto. Servido ao ponto, rosado. Na guarnição, molho de iogurte e hortelã acompanhado de um belíssimo couscous marroquino. Suavidade equilibrada. Receita prática e refrescante. (Fonte: revista Bem me Quer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!