sábado, 19 de junho de 2010

FRANGO COM PINHÃO E VINHO TINTO


Ingredientes:
1 kg de coxas e sobrecoxas de frango desossadas e cortadas em pedaços pequenos
2 cebolas cortadas em pedaços pequenos
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
2 xícaras (chá) de pinhão cozido e picado pela metade
1 colher (sopa) de manteiga
QB de salsa
QB de sal e pimenta do reino


Modo de Preparo: Temperar o frango com o sal e a pimenta a gosto. Fritar na manteiga até dourar. Juntar a cebola e refogar mais um pouco. Acrescentar o vinho e deixar evaporar. Pingar água até que a carne fique macia. Juntar o pinhão e a salsa.


Informações:
Pinhão é a designação genérica da semente de várias espécies de pinaceaes e araucariaceaes, plantas gimnospérmicas, isto é, cuja semente não se encerra num fruto.
O pinhão mede entre cinco e oito centímetros, e tem a forma de uma cunha cuja casca recobre a massa compacta e altamente proteica da semente propriamente dita.
Por seu gosto característico, o pinhão é muito apreciado no sul do Brasil, (estados do Paraná, que tem a maior área de araucárias, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e também em alguns estados da região sudeste, como São Paulo e Minas Gerais, onde ocorrem alguns focos de araucária. Em Santa Catarina o pinhão é talvez a comida mais típica do estado, sendo consumido assado ou cozido, destacando-se alguns pratos, como a farofa de pinhão e o entrevero. No Paraná, cujo pinhão é símbolo do estado, são feitos os doces de pinhão, frango ensopado com pinhão, sopa de pinhão, cordeiro ao molho de pinhão e outras iguarias paranaenses. O pinhão é também apreciado como aperitivo e em várias sobremesas. Existem até mesmo diversas "festas do pinhão", que são festivais culinários que se realizam em cidades onde há a ocorrência da Araucária. Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!