quarta-feira, 28 de julho de 2010

PETIT GÂTEAU

Petit gâteau (no plural petits gâteaux) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso, que se serve quente, geralmente acompanhado de sorvete de creme. Uma verdadeira tentação irresistível...

Embora tenha ganho o mundo com esse nome, na França, país onde nasceu a receita, não se sabe bem quando ou em que lugar, petit gâteau é todo e qualquer bolo pequeno, qualquer bolinho. Para conseguir comer essa delícia que descrevemos acima, você precisa pedir um "Moelleux au Chocolat", ou mais familiarmente ainda, um "Mi-cuit" ou "Jusque Cuit".

Dizem que foi em Nova York, na década de 90, que o "Moelleux" virou "Peti Gâteau". Dali propagou-se, chegando, também, ao Brasil, onde foi recebido de braços, ou melhor, de bocas abertas e foi conquistando lugar cativo e de destaque no cardápio dos restaurantes de todo o país.

Sobre sua História, pouco se sabe na verdade. Mas, como o chantilly, o peti gâteau, ou o moelleux, como se prefira, leva todo o jeito de ter se originado de um erro. Alguém, provavelmente, tirou os bolinhos do forno antes do tempo e, surpresa magnífica, deu no que deu. Um daqueles raros e abençoados erros que dão certo.

Bem mais simples e mais fácil de ser feito do que se imagina, o petit gâteau tem, entretanto, dois pequenos segredos. O primeiro é bater bem a massa - bem mesmo, quanto mais bater, melhor fica. O segundo segredo é assá-lo em forno bem quente, pelo tempo suficiente para tornar consistente as laterais da massa e deixar o miolo cremoso. Isso gira em torno de 8 a 10 minutos, dependendo do forno e do tamanho da forminha. Até que você se acostume e saiba exatamente de quantos minutos o petit gâteau precisa parar assar no seu forno, fique atento à massa enquanto ela está assando. O ponto ideal é quando as bordas já estão assadas e o miolo ainda não. Você saberá, pois além da massa estar mais alta nas bordas, haverá uma pequena depressão no meio, de cor mais escura que a das bordas. Se quiser arriscar menos, você pode testar uma forminha antes de assar todas.

O petit gâteau deve ser assado em pequenas formas individuais. O tamanho pode variar de 7 a 9cm de diâmetro, com uma profundidade mínima 5cm. Normalmente, são usadas formas refratárias de vidro, porcelana ou cerâmica. É possível, ainda, assá-lo em formas de metal. Existem, também, formas descartáveis em lojas especializadas.

Estando atento a todos os detalhes, dificilmente o petit gâteau dá errado. Caso aconteça, não desista, pois vale a pena e, mesmo passado do ponto o petit gâteau é uma delícia. Confira a receita abaixo sem receios e deguste com orgulho essa iguaria deliciosa.

INGREDIENTES:

100g de chocolate em barra meio amargo ou amargo picado (de preferência com 70% de cacau, se achar)
100g de manteiga sem sal (+ o suficiente para untar as formas bem untadas)
100g de açúcar refinado
50g de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 ovos inteiros
2 gemas
cacau em pó - o suficiente para polvilhar as formas

MODO DE FAZER

• Unte muito bem, generosamente, as formas com manteiga e polvilhe com cacau em pó.
• Numa vasilha, derreta em banho-maria o chocolate junto com a manteiga até obter uma pasta lisa, brilhante e homogênea. Desligue o fogo e reserve mantendo a tigela na água quente. Se, preferir, use o microndas.
• Separe as gemas das claras. Numa outra vasilha, coloque as claras e, depois, junte todas as gemas, passando-as por uma peneira para tirar a pele.
• Bata os ovos na batedeira até aumentarem de volume e clarearem um pouco.
• Acrescente o açúcar e continue batendo até que fique bem incorporado.
• Acrescente a farinha de trigo e a pitada de sal e bata, também, até incorporá-la bem.
• Pegue a pasta de chocolate e bata, também, com a batedeira por uns dois minutos.
• Depois, volte a tigela da massa de ovos para a batedeira e vá acrescentando a ela a pasta de chocolate, sempre batendo. Use a espátula para auxiliar na homogeneização da massa com o chocolate. Bata muito bem a mistura.
• Com uma colher, encha as formas com a massa, até pouco mais que a metade, deixando pelo menos um dedo abaixo da borda.
• Cubra as formas com filme e coloque na geladeira por duas horas, no mínimo.
• Vinte minutos antes assar, acenda o forno na temperatura máxima (lembre-se que um dos segredos do petit gâteau é a temperatura - alta - do forno).
• Coloque as formas numa única assadeira para facilitar o manuseio e ponha para assar no forno, sempre na temperatura máxima.
• Daí pra frente, olho no relógio e no forno. A menos que seu forno seja profissional ou super potente, seu petit gâteau vai assar entre 8 e 12 minutos. Como saber a hora certa para tirá-lo do forno, já foi explicado acima, é só conferir.
• Depois de tirar do forno, aguarde uns 3 minutos para que ele esfrie apenas o suficiente para não explodir o creme na hora de desenformar.
• Normalmente, ele sai fácil da forma (as vezes fácil demais até, é preciso atenção para que não escorregue do prato). Mas, caso balançando a forminha você sinta que ele ainda não se desprendeu totalmente, solte-o passando uma faquinha serrilhada em torno da borda interna da forma.
• Para desenformar, coloque o prato em que será servido virado de cabeça para baixo sobre a forminha e vire.
• Decore com uma folha de hortelã, uma cereja, ou da forma que melhor lhe agradar e sirva com sorvete. O mais comum é servir com sorvete de creme, mas escolha o sabor que mais agradar ao seu paladar. Pistache, por exemplo, harmoniza muito bem.

Dica: A massa pode ser conservada na geladeira por uma semana sem assar ou congelada. Congele a massa crua já enformada e, quando quiser assar, retire do freezer e deixe descongelar por 3 horas na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!