sábado, 23 de outubro de 2010

PIZZA VEGETARIANA


Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de centeio integral
3 colheres (sopa) da água do tofu
2 tomates com casca cortados em fatias finas
90 gramas de tofu
1 xícara (chá) de palmito fresco cru, ralado grosso
QB de salsinha fresca
QB de orégano e shoyo



Modo de Preparo: Misturar a água do tofu com a farinha até obter uma massa lisa e uniforme. Abrir a massa com o rolo, não muito fina. Colocar num pirex raso, redondo ou quadrado, conforme o formato desejado. Acertar as bordas da massa com uma faca, sem apertar, para não grudar no pirex (lembre-se, não usamos gordura para untar). Regar a massa com um pouco de shoyo. Espalhar as fatias de tomate e o tofu cortado em tiras finas. Sobre esta camada espalhar com uniformidade o palmito ralado e, por cima, colocar a salsinha e bastante orégano. Se achar necessário, coloque um pouco mais de shoyo, cuidando para não encharcar. Levar ao forno quente por aproximadamente 20 minutos.

Informações:
O tōfu ou tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um cubo branco. É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana. O processo de fabricação a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja. Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples. Há quem diga que sabe a fezes, tipo esterco, no entanto, na culinária asiática o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como pickles, etc. Nutricional mente tem um conteúdo proteico muito rico e por isso é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos.
Prepara-se mediante a coagulação do chamado "leite de soja", que é uma solução do extrato (ou "leite" ) de soja em água, que é prensado posteriormente para separar a parte líquida da sólida, de maneira semelhante a como se prepara o queijo a partir do leite.
Para a coagulação usa-se um coagulante, como nigari, ou cloreto de magnésio. Também é usado o cloreto de cálcio. Pode ser preparado em pequena escala, domesticamente. Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!