domingo, 30 de janeiro de 2011

Biscoitos recheados de figo


A massa crocante deste biscoito amanteigado abriga um delicioso recheio de figo. A doçura natural e o sabor intenso dos figos secos precisam de pouco realce, apenas suco de limão para acrescentar um toque azedinho.


Ingredientes para: 20 biscoitos
115 g de farinha de trigo branca
115 g de farinha de trigo integral
150 g de manteiga sem sal, cortada em pequenos pedaços
65 g de açúcar mascava claro
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
2 gemas
250 g de figos secos, bem picados
2 colheres de sopa de suco de limão


Tempo de preparo: 35 minutos, mais 30 minutos de resfriamento
Tempo de cozimento: 12-15 minutos


Modo de preparo:
Numa tigela, peneire as farinhas branca e integral, incluindo o farelo que ficar na peneira. Acrescente a manteiga e amasse a mistura com as pontas dos dedos até obter uma farofa.

Adicione o açúcar, o extrato de baunilha e as gemas, e misture até obter uma massa firme, acrescentando t" a 2 colheres de chá de água para dar liga, se necessário. (Ou bata as farinhas e a manteiga no processador de alimentos e depois junte o açúcar, o extrato de baunilha e as gemas, batendo rapidamente para formar a massa.) Embrulhe em filme plástico e refrigere por 30 minutos.

Numa panela pequena de fundo grosso, ponha os figos com 6 colheres de sopa de água. Espere ferver, depois baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 3 a 5 minutos ou até os figos terem inchado um pouco e absorvido a água. Transfira-os para uma tigela e amasse-os ligeiramente com um garfo para dissolver os pedaços. Acrescente o suco de limão, mexa e deixe esfriar.

Pré aqueça o forno a 190°C. Com um rolo, abra a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada, formando um retângulo de 50 x 15 cm. Corte esse retângulo ao meio e ao comprido, para obter duas tiras.

Com uma colher, espalhe metade do purê de figos sobre cada tira de massa. Dobre um lado sobre o outro, ao comprido, envolvendo o recheio e formando um "sanduíche". Aperte as extremidades da massa para selá-Ia.

Achate ligeiramente as duas tiras de massa. Com uma faca afiada, em sentido vertical, corte cada tira em 10 biscoitos e transfira-os para um tabuleiro untado. Fure cada um dos biscoitos com um garfo ou corte-os com uma faca afiada. Asse por 12 a 15 minutos ou até os biscoitinhos escurecerem um pouco.

Coloque os biscoitos numa grade para esfriar. Eles se conservam por 2 a 3 dias num recipiente hermético (não os misture com outros biscoitos para não amolecerem).

Fonte receita:
http://www.fernandovillasboas.com.br/receitas/biscoitos_recheados_de_figo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!