sábado, 9 de junho de 2012

Torta de limão

Massa
125 g de manteiga (temperatura ambiente)
125 g de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de fermento
250 g de farinha de trigo
Q.b de raspas de limão

Recheio:
1 lata de leite condensado
6 colheres (sopa) de suco de limão
 raspas de limão

Cobertura
3 claras;
12  colheres (sopa) de açúcar * usar uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro).

 Modo de fazer:
1. Bata na batedeira por aproximadamente dez minutos e em velocidade média, a manteiga com o açucar e os ovoss até obter um creme com aparência esbranquiçada. Sobre este creme peneire aos poucos a farinha de trigo e o fermento, junte as raspas de limão e misture bem com as mãos, até formar uma bola macia e que desprenda das mãos.
2. Deixe descansar por meia hora e então abra a massa com a ajuda de um rolo em uma superfície polvilhada com farinha. Forre o fundo da fôrma.

3. Fure o fundo da massa com um garfo e leve ao forno pré aquecido (180°) por aproximadamente meia hora, ou dependendo de seu forno, até a massa ficar dourada. Retire do forno e deixe esfriar.

4. Enquanto esfria faça o recheio, misture o leite condensado com o suco e as raspas de limão e reserve. Para a cobertura, bata as claras em neve adicionando aos poucos o açucar até obter um ponto de suspiro (firme).
5. Coloque o recheio na torta já fria e sobre ele a cobertura. Leve ao forno quente (220°) até o suspiro dourar (deve levar mais ou menos dez minutos).
6. Remova o aro da fôrma e para deixar sua torta bem linda, passe para um prato grande e raso.

Receita: adaptada das aulas de confeitaria:
Imagem: almanaque culinário GNT.

Um comentário:

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!