segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DIFERENÇA ENTRE CREAM CHEESE, CREME DE RICOTA, QUEIJO PROCESSADO, REQUEIJÃO E CATUPIRY


Publicado em 15/08/2011 Bruna Borelli
Conteúdo do site MDEMULHER

Delicioso e versátil, o queijo pode fazer parte do cardápio de toda a família. Substitui até o leite o iogurte, concentrando ainda mais quantidade de cálcio e proteína. Porém, mesmo rico em nutrientes, deve ser consumido com moderação, como explica a nutricionista Roseli Rossi: "O queijo é calórico e possui alto teor de gordura saturada, aquela que aumenta o colesterol".
Diferentes no sabor e na formulação, o cream cheese, o creme de ricota,  o queijo processado, o requeijão e o catupiry estão entre os queijos mais consumidos no Brasil. Aprenda mais sobre cada um deles:

Cream cheese: sucesso nos Estados Unidos, vem ganhando espaço na culinária brasileira. O sabor natural é o mais famoso, mas existe também adicionado de sabores. Apresenta alta quantidade de creme de leite na composição e é ideal para uso em tortas salgadas, patês ou para a produção do cheesecake.

Creme de ricota: é opção menos calórica, portanto, perfeito para quem está de dieta. Com bastantes proteínas e baixa quantidade de sódio, o alimento consiste em um creme de queijo mais leve, de paladar suave. Pode ser consumido ao natural ou servir como base para patês, molhos e sopas ou como substituto do creme de leite.

Queijo processado: também conhecido como fundido, é uma mistura de diversos tipos de queijo com água, manteiga ou creme, além de saborizante.  Possui massa lisa e homogênea, com textura fundente e que se dissolve na boca com facilidade. "No Brasil, costuma-se usar o cheddar e o estepe como base", conta o consultor gastronômico Claudio Mechetto. Ótimo para uso em sanduíches e como aperitivo.

Requeijão: produto tipicamente brasileiro, possui sabor suave e lácteo. Esse alimento é composto pela massa do queijo, creme de leite, água e sais fundentes. É mais comum no estado cremoso, mas pode ser encontrado também em corte. Excelente para lanches e na preparação de recheios e molhos.

Catupiry: apesar do nome se referir a uma marca comercial e não ser considerado um tipo de queijo, virou sinônimo de um alimento muito cremoso e ingrediente essencial em várias receitas típicas do Brasil, como pizzas e pastéis. "O catupiry não tem a consistência exata de um queijo e é muito cremoso e com mais quantidade de gorduras e menos nutrientes, portanto mais calórico para ser considerado um requeijão", afirma Roseli.


Tomate recheado com  creme de ricota
Ingredientes:
10 tomates maduros
1 pote de creme de ricota light
3 dentes de alho
2 colheres ( sopa) de azeite extra virgem
 2 colheres (sopa) de castanha (xerém) moída
 QB de queijo ralado light

Modo de Preparo:
Lave bem os tomates. Corte a tampa e retire a polpa de cada um. Para que fiquem de pé, corte uma pequena ponta da outra extremidade e reserve. Aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Refogue o alho por alguns minutos, até que fique dourado. Junte a castanha e misture, até que fique um pouco tostado. Apague o fogo e junte o creme de ricota. Misture bem. Recheie os tomates um a um, e coloque num refratário previamente untado com um pouco de óleo, para não grudar. Polvilhe um pouco de queijo ralado em cada um, e coloque no forno médio para gratinar. Assim que o queijo estiver dourado, está na hora de servir! Bom apetite.
Dica: Não desperdice: utilize as tampas e a polpa do tomate para preparar um molho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!