domingo, 13 de janeiro de 2013

Risoto de limão siciliano com Cream Cheese (Adaptação)


Hoje domingo, nada melhor que um delicioso almoço, hoje resolvi fazer algo diferente, mas muito saboroso.
Essa receita foi adaptada pois aqui em moramos não encontramos o queijo mascarpone, mas neste caso, resolvi testar.


Vamos a receita? 

Ingredientes
  • 2 xícaras de Arroz Arbóreo ou Carnaroli (arroz para risoto) em média 80 gramas por pessoa.
  • 1/2 Cebola cortada bem miudinha
  • 2 colheres de Manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
  • 1 taça de Vinho Branco seco de boa qualidade
  • 3 colheres de sopa bem cheias de Queijo cream cheese
  • 1 1/2 litros de Caldo de Legumes
  • 1 limão siciliano grande SUCO E CASCA (rale a casca e reserve 2 colheres de sopa) Cuidado para não ralar muito a parte branca do limão, ela tende a dar um sabor amargo.
  • Queijo parmesão ralado (ou troque por outro queijo de sabor suave)
  • Q.b de Sal

Modo de preparo

Passo 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue.
A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. 
Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Passo 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. 
Esprema 1/2 limão e vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Esprema mais 1/2 limão e mexa. Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo.

Passo 3
Quando o arroz estiver  “quase” no ponto, acrescente o queijo, incorporando-o aos poucos ao risoto. Adicione o queijo ralado e 1 colher de sopa de raspas da casca de limão e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho.

Fonte receita, adaptação daqui:  http://tvg.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!