terça-feira, 30 de abril de 2013

BOLINHO DE INHAME



Ingredientes:
1 kg de inhame
1 cebola grande picada
1 cenoura picada em pequenos pedaços
10 azeitonas picadas
2 colheres (sopa) de molho de soja (molho shoyo)
QB de sal marinho
3 colheres (sopa) de óleo

Modo de Preparo:
Lave o inhame e coloque para cozinhar em vapor d’água por 20 minutos. Pode-se usar um escorredor de massa, onde coloca o inhame, sobre uma panela com água fervendo ao fogo.
Descasque o inhame e esmague com um garfo ou com “espremedor de batatas” até que fique uma massa homogênea. Reserve.
Esquente 1 colher de óleo na panela e refolgue a cebola picada. Acrescente a cenoura picada, abaixe o fogo e deixe cozinhar durante 10 minutos. Coloque o molho de soja e aguarde até a cenoura e a cebola o absorverem.
Misture a massa de inhame com o refolgado, acrescentando o sal e as azeitonas.
Molhe as mãos em água e molde bolinhos com a massa.
Aqueça 2 colheres de óleo em uma panela e frite os bolinhos até dourarem. Estão prontos os bolinhos de inhame.

Observações: Fiz assado em vez de frito; ficou gostoso, mas na próxima vez pretendo colocar um pouco de alho e salsa picados.




Informação:
Inhame ou cará, como é chamado em algumas regiões do Brasil, é o nome dado ao tubérculo de algumas espécies do gênero Dioscorea. Originário da África, o inhame foi trazido das ilhas de Cabo Verde e São Tomé para o Brasil pelos portugueses e encontrou condições ideais para se desenvolver. Seu nome provém de uma palavra de origem senegalesa que significa “para comer”.
Os inhames são tubérculos de formato irregular e tamanho variado. O mesmo possui uma polpa esbranquiçada, fibrosa e comestível, revestida por uma casca de textura rugosa que apresenta uma coloração que vai do esbranquiçado ao castanho-escuro.
O inhame possui um alto teor calórico, além de ser rico em proteínas e sais minerais (fósforo e potássio). O tubérculo também é um poderoso depurativo do sangue, fazendo com que muitas impurezas do sangue saiam através da pele, rins e intestinos. O mesmo ainda é indicado na prevenção da malária, dengue e febre amarela.
Na culinária, o inhame é muito empregado em sopas e pratos quentes. O tubérculo pode servir como uma alternativa à batata, podendo ser usado no preparo de purês, por exemplo. Os maiores produtores mundiais de inhame são: Nigéria, Gana, Costa do Marfim, Camarões e Togo.

Por Tiago Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!