domingo, 21 de abril de 2013

Pãezinhos de parmesão


Ingredientes: 
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de mel de sabor suave ou açúcar
2/3 xícara (160ml) de leite integral morno, uso dividido
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo comum + 2 colheres (sopa) para polvilhar sobre a massa
1 ¼ xícaras (37g) de queijo parmesão ralado bem + um punhado extra para polvilhar sobre os pãezinhos
1 colher (chá) de sal
2 ovos grandes
5 colheres (sopa) - 70g - de manteiga sem sal, picada em porções de 1 colher (sopa), amolecida
1 colher (sopa) de água
1 ovo, para pincelar os pães

Modo de fazer:
Na tigela grande da batedeira, misture o fermento, o mel e 1/3 xícara (80ml) do leite morno. Reserve por cerca de 5 minutos ou até espumar. Acrescente a farinha, o queijo, o sal e o leite restante e misture com o batedor em formato de gancho (ou o para massas pesadas) em velocidade baixa. Aumente para a velocidade média e junte os 2 ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Continue batendo até que uma massa macia se forme, cerca de 3 minutos. Junte a manteiga, 1 colher (sopa) por vez, até amassa ficar elástica, cerca de 2 minutos (esta massa é bem grudenta).
Raspe as laterais da tigela deixando a massa bem no centro. Polvilhe com as 2 colheres (sopa) de farinha, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar livre de correntes de ar até dobrar de volume, 1 ½ a 2 horas. Unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm. Reserve.
Dê um amassada de leve na massa para retirar o ar, mas não sove. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e divida em 12 partes iguais. Faça uma bolinha com cada parte de massa, enrolando-a na superfície usando uma das mãos em formato de concha. Arrume as bolinhas de massa na assadeira preparada deixando 2,5cm de distância entre uma e outra. Cubra com um pano de prato limpo e seco (não use pano felpudo) e deixe crescer novamente até que a massa dobre, de 1 a 1 ½ horas.
Pré-aqueça o forno a 190°C – você vai assar os pãezinhos no centro do forno.
Em uma tigelinha, bata levemente com um garfo o ovo restante e a água. Pincele os pães com a mistura (haverá sobra) e polvilhe com o queijo extra. Asse por 20-25 minutos ou até que os pãezinhos estejam bem dourados. Deixe esfriar na forma sobre uma grade por 5 minutos. Solte os pãezinhos das laterais da forma com uma faquinha e inverta-os sobre a grade virando em seguida para que o topo fique para cima. Deixe esfriar pelo menos 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!