domingo, 23 de junho de 2013

CUSCUZ DE MILHO


Tradições da Festa Junina
Principais tradições da Festa Junina:
- Fogueiras de São João:
Fazem parte da tradição pagã como forma de comemorar o solstício de verão. Na Idade Média, durante o processo de cristianização, a fogueira passou a ser um dos elementos da festa de São João Batista.
- Balões:
Tradição trazida pelos portugueses, está relacionada ao uso das fogueiras nas festas juninas. Em Portugal, principalmente na cidade do Porto, soltavam 5 balões para anunciar o início da festa de São João. Em função do risco de incêndio, os balões estão proibidos por lei no Brasil.
- Fogos de artifício:
De acordo com a tradição popular, os fogos servem para despertar São João. Esta tradição também tem origem em Portugal e ainda é muito comum neste país, além de serem muito usados em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste.
- Mastro de São João:
Tradição de origem portuguesa, consiste em levantar um mastro com três bandeirinhas na ponta superior, simbolizando cada um dos santos católicos ligados à Festa Junina: São João, São Pedro e Santo Antônio.
- Quadrilha:
Tem origem numa dança popular realizada por camponeses europeus durante a Idade Média. Foi trazida para o Brasil no século XIX, onde se fundiu com danças e tradições culturais brasileiras. Representa de forma animada, principalmente, os principais aspectos da vida no meio rural. A quadrilha varia muito de região para região.

Alguns costumes de Festa Junina:
- Quermesses: realizadas principalmente no estado de São Paulo. Possuem quadrilha, doces e bebidas típicas, barracas com jogos e diversões, além da tradicional fogueira.
- Festa Junina Nordestina: forró, baião e xote são estilos musicais presentes nas festas. As comidas e bebidas típicas também marcam presença.
- Em Portugal: os costumes principais são: marchas populares, foguetes, sardinha assada.



Ingredientes:
500g de floco de milho
100g de coco ralado
100g de açúcar
2 colheres (chá) rasas de sal
1/2 xícara de água
2 colheres (sopas) de farinha de mandioca

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha, misturando como se fosse uma farofa. Coloque 1/2 xícara de água para tornar a farofa mais úmida. Ponha no cuscuzeiro e leve ao fogo para cozinhar durante 10 minutos. Sirva regado com leite de coco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!