quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PÃO DE BATATA CARÁ


Ingredientes:
1 kg de batata cará
5 xícaras (chá) de farinha de milho
1 copo de água morna
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de sal
6 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de fermento biológico instantâneo
5 xícaras (chá) de farinha de arroz

Modo de Preparo:
 Lave as batatas cará com água corrente e raspe-as com uma faca para descascá-las. Corte as batatas em pedaços e coloque em um liquidificador. Adicione um pouco de água e bata a mistura.
Em um tigela, coloque a farinha de milho e a água quente. Misture e coloque o conteúdo do liquidificador. Siga misturando os ingredientes e adicione o açúcar mascavo, o sal, o óleo, o fermento e a farinha de arroz. Após colocar a farinha de arroz, remexa a massa com as mãos até ela ficar consistente e homogênea.
Divida a massa em 3 porções e coloque cada porção em uma forma de pão. Deixe as formas em repouso por 30 minutos.
Leve as formas a um forno pré-aquecido à 250ºC. Deixe cozinhar por 45 minutos. Estão prontos os pães.

Rendimento: 3 pães

Sugestão: antes de adicionar o fermento à mistura, verifique a temperatura da massa. Se a mistura ainda estiver muito quente, espere até que ela fique com a temperatura ambiente para adicionar o fermento.

Agente de saúde Carlos Breier

Informação:
Batata Cará
É um tubérculo, cujo nome científico é Dioscorea alata L. O nome do cará na língua espanhola é “ñame", por esse motivo é bastante confundido com o inhame, especialmente na região Nordeste do Brasil.
Originário da África, mais especificamente das ilhas de Cabo Verde e São Tomé, o cará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos, tendo se adaptado muito bem ao clima brasileiro. O tubérculo foi classificado pela primeira vez pelo padre José de Anchieta em seus escritos.
É um alimento altamente energético, possui uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente B5 (Niacina) e B1 (Tiamina), estimulando o apetite e auxiliando no processo digestivo. Pessoas que fazem regimes devem ser cautelosas no consumo do cará, visto que o mesmo possui um número relativamente alto de calorias.
O cará é consumido na forma cozida, como ingrediente que substitui a batata-inglesa. Também é utilizado na fabricação de pães, bolos, cremes, biscoitos, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!