domingo, 13 de abril de 2014

PALETA DE CORDEIRO AO FORNO COM BATATAS BOLINHA E GRELOS SALTEADOS


Ingredientes:
- Para a paleta:
Uma paleta de cordeiro de aproximadamente 3 quilos
1,2 quilo de batata bolinha pré cozida
800 g de grelos (pode ser couve manteiga) branqueados

- Para a marinada:
300ml de vinho branco seco
10g de colorau
5g de pimenta-do-reino moída
QB de sal marinho tradicional
30g de banha de porco
4 folhas de louro
400g de cebola laminada
70g de alho laminado
100ml de azeite

Modo de Preparo:
Marine o cordeiro com todos os ingredientes por 12 horas na geladeira, coberto com plástico filme. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por aproximadamente 2 horas, tampado com papel alumínio. Após uma hora de forno, junte as batatas pré cozidas, retire o papel alumínio e deixe dourar. Ao fatiar o cordeiro, faça cortes paralelos ao osso.  Sirva com os grelos (ou couve manteiga) puxados no azeite.

Por Vitor Sobral, do Tasca da Esquina


Informação:
Um grelo (ou o plural grelos) é um nome genérico para um rebento de uma planta, muito apreciado em Portugal e na Galiza como acompanhamento de culinária portuguesa. Os cultivares mais representativos na culinária portuguesa são o nabo, a couve, e a nabiça (também conhecida como colza).
 A aparência é a dum talo mais ou menos grosso do qual saem algumas folhas e no extremo as flores.
O grelo é comestível enquanto está tenro. Quando a flor desabrocha o grelo endurece e já não é possível o seu consumo, pois não amolece por muito que se coza.
Um bom sistema para saber se o grelo é mole ou não consiste em fazer um corte transversal no seu extremo. Se o centro estiver muito branco (branco neve) o grelo já não é comestível por causa da sua dureza.
Dependendo do gosto de cada um, o sabor naturalmente amargo dos grelos pode ser eliminado escaldando-os primeiro em água a ferver, mudando a água posteriormente. Um modo de preparação frequente é salteá-los com alho, aproveitando eventualmente a gordura da carne (especialmente se for para acompanhar Alheira de Mirandela).


Fonte: Informação e imagem  http://pt.wikipedia.org/wiki/Grelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!