sexta-feira, 25 de abril de 2014

PUDIM DUPLO DE TANGERINA


Ingredientes:
Casca de 1 tangerina
2,5l de água
6 colheres (sopa) de açúcar (1/2 xícara de chá)
2 claras
100g  de açúcar de confeiteiro peneirado (3/4 xícara de chá)
1 tangerina sem casca e sem semente (poncan)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher (sopa rasa) de amido de milho
2 gemas peneiradas

Modo de Preparo:
1 - Numa panela coloque a casca de 1 tangerina e 500 ml de água e leve ao fogo médio até ferver. Escorra a casca e coloque-a novamente na panela com mais 500 ml de água leve ao fogo médio até ferver. Repita o procedimento mais 3 vezes para tirar o amargo da casca. Reserve.
2 - Coloque 6 colheres (sopa) de açúcar dentro de uma fôrma de pudim (20 cm de diâmetro) e leve ao fogo médio, mexendo sempre (para não queimar) até dissolver por completo e ficar com cor de caramelo claro. Retire do fogo e vá virando a fôrma de modo que a calda preencha todo o fundo e lateral da fôrma. Reserve.
3 - Na batedeira coloque 2 claras e bata em velocidade baixa. Acrescente em colheradas 100 g de açúcar de confeiteiro peneirado, aumente a velocidade e bata até formar um merengue. (+/- 8 minutos). Desligue a batedeira e transfira o merengue para a fôrma de pudim (já caramelada) e alise bem esta camada de merengue na fôrma. Reserve.
4 - Coloque no liquidificador 1 tangerina sem casca e sem semente (poncan), 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 1 colher (sopa rasa) de amido de milho, 2 gemas peneiradas e a casca da tangerina fervida (reservada acima) e bata bem por 3 minutos. Desligue o liquidificador e despeje esta mistura sobre o centro da fôrma (reservada acima). Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus em banho-maria por +/- 45 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e leve para gelar por +/- 1 h. Desenforme e sirva em seguida.

Dica: Para tirar o soro da lata de creme de leite coloque-a no freezer por 15 minutos. Na hora de usar, faça dois furos na lata e despeje devagar. O que sai primeiro da lata é o soro e o que sobrar é o creme de leite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!