terça-feira, 29 de abril de 2014

QUINDIM DE AMÊNDOAS


Ingredientes:
5 gemas
1 ovo inteiro
175g de açúcar
60g de amêndoas (utilizei a farinha)
½ colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de essência de amêndoas
QB de manteiga e açúcar para untar as forminhas


Modo de Preparo:
- Da massa:
Coloque a peneira sobre a tigela da batedeira. Passe as gemas pela peneira para retirar a película que as reveste. Ligue a batedeira e bata por 1 minuto.
Acrescente o ovo inteiro e bata mais 1 minuto. Pare de bater. Adicione aos poucos o açúcar peneirado. Coloque a manteiga e a essência. Bata mais cerca de 1 minuto até obter a consistência de uma gemada.
A amêndoa é colocada por último. Bata ligeiramente na batedeira apenas para integrar a amêndoa à massa de ovos e açúcar.

- Como untar as forminhas e deixar o doce descansar:
Unte as forminhas com manteiga e polvilhe-as com açúcar.
Com uma colher, coloque o quindim nas forminhas. Procure colocar a mesma quantidade de massa em todas as forminhas, para que os docinhos fiquem do mesmo tamanho.
Deixe o quindim descansar nas forminhas por 15 minutos, antes de levar ao forno.

- Como assar e desenformar os quindins:
Pre aqueça o forno em temperatura alta, a 220ºC, por cerca de 10 minutos. Coloque 1 dedo (2cm) de água na assadeira. Arrume as forminhas na assadeira e asse em banho-maria em fogo alto por cerca de 10 minutos. Abaixe o fogo para médio (180ºC) e asse por mais cerca de 30 minutos, Ao abaixar o fogo os quindins já devem estar começando a corar.
Retire um quindim do forno para testá-lo. Desenforme, passando a faca em volta da forminha e virando-o sobre um prato. Se estiver firme, está pronto. Se estiver mole e as gemas escorrerem, deixe os quindins no forno até ficarem bem firmes, por cerca de 10 minutos.
É mais fácil desenformar o quindim ainda quente, mas se você leva-lo à geladeira, e quiser desenformar no dia seguinte, é só colocar um pouco em banho-maria antes de desenformar.

Observação: coloco água fervendo para o banho-maria.

Fonte: Adaptado do Livro Culinária Ilustrada Passo a Passo - Sobremesas


Um comentário:

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!