sábado, 13 de setembro de 2014

Arroz Brûlée


Ingredientes
4 xícara(s) de chá de leite integral
1 xícara(s) de chá de arroz
2 xícara(s) de chá de creme de leite fresco
4 gemas batidas
3 xícara(s) de chá de açúcar

Modo de preparo
Em uma panela, ferva três xícaras de leite, acrescente o arroz e cozinhe-o em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos ou até o leite secar.
Ferva a outra xícara de leite com o creme de leite e reserve.
Enquanto isso, em outra panela, em fogo baixo, derreta uma xícara de açúcar até formar um caramelo. Acrescente o leite e o creme de leite fervidos juntos. Quando o caramelo dissolver totalmente, misture esse líquido à panela do arroz e deixe cozinhar por cerca de dez minutos ou até que o arroz cozinhe por completo.
Desligue o fogo e, aos poucos, misture ¼ de xícara do arroz às gemas, mexendo sempre para não cozinhá-las. Retorne a mistura à panela, mexa bem e disponha em refratários individuais.
Coloque-os em uma assadeira com um pouco de água e asse em forno pré-aquecido a 150 ºC por 30 minutos ou até o creme ficar levemente firme.
Retire do forno, cubra cada refratário com uma camada generosa de açúcar e queime-os com maçarico até formar uma casquinha de caramelo. Sirva em seguida.

DICAS:
Você pode preparar o arroz no forno na véspera. No momento de servir, faça a cobertura de caramelo conforme explicado acima.
Se você não tiver um maçarico, aqueça bem o dorso de uma colher na chama do fogão e apóie-a sobre a camada de açúcar, que caramelizará imediatamente. Repita esse procedimento até caramelizar toda a superfície do doce.

 Fonte Receita da Cozinha Experimental Tio João –   imagem : http://comidasebebidas.uol.com.br/receitas/2014/09/12/arroz-brulee.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!