domingo, 21 de setembro de 2014

Codorna ao recheio de frutas


Ingredientes

Farofa
1 colher de cebola picada
1 dente de alho picado
1 maçã verde em cubos
80g de manga em cubos
80g de abacaxi em cubos
2 figos em cubos
1 banana em cubos
80g de passas pretas
80g de castanhas de caju
150g de manteiga
Coentro picado
300g de pão de forma ralado
Açúcar
Pimenta-verde
Pimenta dedo-de-moça
Sal a gosto

Codorna
8 codornas
8 fatias de bacon
4 colheres de manteiga derretida
8 dentes de alho na casca
Tomilho
Louro
Alecrim
Salsa picada
Couve-de-Bruxelas
Sal e pimenta do moinho

Modo de preparo
1 Para começar o preparo da receita da codorna corte em cubos as frutas que vão ser usadas na farofa. Corte também a cebola em cubos bem pequenos. Coloque uma frigideira no fogo e quando estiver quente, ponha a manteiga para derreter. Quando ela estiver praticamente toda derretida, adicione à frigideira a cebola cortada. Deixe a cebola suar um pouco. Acrescente um o alho picado à cebola. Deixe dourar e então corte uma pimenta dedo-de-moça e leve à frigideira. Depois destes ingredientes, adicione as frutas cortadas. Comece pela maçã, pois ela demora mais para cozinhar. Isto feito acrescente o resto das frutas. Adicione um pouco de açúcar para caramelizar e deixe em fogo alto.
2 Enquanto isso limpe as couves de Bruxelas retirando as primeiras folhas dela. Aqueça água em uma panela, coloque sal grosso e ferva a couve. Deixe na panela por dois minutos apenas.
3 As frutas da farofa já estão praticamente cozidas. Adicione então as uvas-passas, pimenta-verde em grãos e deixe secar um pouco mais a mistura. Antes de retirar do fogo, quebre algumas castanhas de caju tostadas e adicione às frutas. Coloque pão de fôrma ralado. Em um recipiente, junte todos os ingredientes e misture até virar uma farofa. Tempere com sal a gosto, pimenta-do-reino e coentro picado. Reserve.
4 Retire as couves-de-bruxelas da panela e coloque-as diretamente na água fria para quebrar o cozimento. Reserve.
5 Desosse a codorna e recheie com a farofa. Para ajudar a fechar a ave, envolva-a com uma fatia de bacon, passe um palito em uma perna, na fatia de bacon e pra fechar, passe na outra perna. A codorna vai ao forno em um tabuleiro. Antes de colocá-la, deixe o tabuleiro no fogo e passe com um filete de azeite com algumas ervas e alho amassado. Adicione ao tabuleiro as couves- de-bruxelas. Acrescente à mistura uma bela colher de manteiga. Posicione as codornas no tabuleiro e leve ao forno a 200°C por 20 minutos. Em seguida, a codorna pode ser servida. Não esqueça de retirar os palitos que prendem as pernas da ave.


Fonte receita e imagem: Claude Troisgros - http://receitasgnt.com.br/video/codorna-recheada/13416/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!