quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ARROZ INTEGRAL COM VAGEM E CENOURA


Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz integral
1 cenoura  em cubos
300g de vagem picada
1 cebola  picada
1 dente de alho picado
1 colher (chá) de colorau
1/2 colher (chá) de caril*
500ml de caldo de legumes
QB de óleo
QB de sal



Modo de Preparo:
Aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente o arroz, a cenoura e a vagem. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Tempere com sal, colorau e caril. Misture bem e acrescente o caldo de legumes. Cozinhe até secar e o arroz estiver macio. Sirva ainda quente.

Observação: Se necessário acrescente mais caldo.


Informação:
*CARIL: (português europeu, português moçambicano e português de Goa) ou curry (português brasileiro) é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia, e da culinária de Moçambique, por influência da numerosa comunidade de origem goesa daquele país.
Um dos condimentos usados tradicionalmente na Índia em vários pratos é a folha da Murraya koenigii ou "árvore-do-caril".
O "pó-de-caril" é feito à base de pó de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente, o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril e outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!