domingo, 19 de fevereiro de 2017

TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ?



Para algumas pessoas, apenas sal e, no máximo, pimenta do reino são suficientes.

Sal é um excelente tempero. Tem o magnífico poder de desvendar o sabor de um alimento. Mas ele não faz nada além disso!

Temperar é ir além do sabor salgado. É complementar o sabor do prato. Isso porque o sabor de um prato se divide em sabor principal (do ingrediente principal), o sabor secundário (um ingrediente de personalidade, mas que não é o primordial) e o complemento (o tempero). Para valorizar os sabores do prato, a gente precisa colocar pitadas e porções desses condimentos.

Mas eles são tantos e tão variados que fico um tanto perdida em combiná-los. Já aprendi que sálvia na abóbora, hortelã e alcaparra na salada verde, tomilho na carne moída, cominho na almôndega e baunilha no creme de ovos são capazes de deixar a comida ainda mais deliciosa. Impressionante como saborizam!

Também virei fã de bouquet garni desde que vi o chef Claude Troigros ensinando como fazer esse amarradinho de temperos (tomilho, salsa, louro frescos) para colocar para cozinhar junto com uma carne ou em molho vermelho. Na verdade, o bouquet garni combina com praticamente tudo.

Depois dessa "aula" percebi que existem temperos coringas, necessários para se ter na cozinha. Com eles, até um arroz banal ganha uma personalidade incrível. Na minha dispensa de temperos procuro sempre ter:

1) Alho: ele combina com tudo! Vale fresco, em flocos ou em lascas. Frito ou assado, é vital para qualquer refogado.

2) Cebola: outro tempero que combina com tudo, mas principalmente com espinafre refogado para fazer molho branco.

3) Noz moscada: excelente no purê de batata, no molho branco, nas sopas e nos legumes no vapor. O melhor é que essas bolinhas duram muito. Não estragam com facilidade.

4) Sálvia: excelente na abóbora, em molhos vermelhos, com azeite e alho no macarrão, para temperar o arroz e aves, como frango. Uso sempre a fresca.

5) Salsinha: para mim, ela combina com praticamente tudo: arroz, feijão, carne seca, xuxu refogado, na salada de batatas, na salada de lentilhas. Fresca ou desidratada, ambas são deliciosas quando colocadas na hora de servir o prato.

6) Cebolinha: outra que combina com tudo, inclusive na salada verde ou na sopa, no arroz com grão de bico, deve ser colocada sobre a comida na hora de o prato ir para a mesa.

7) Alecrim: meu tempero predileto, mas confesso que vivo um caso de amor e ódio com ele. Excelente na batata frita ou na assada, na carne de porco (qualquer uma), no molho vermelho, esse tempero não desmancha. A versão seca endurece nos molhos e pinica na boca! Mas o sabor e perfume que ele deixa nos pratos são excelentes.

8) Orégano: combinado principalmente com molho vermelho. Pizza com molho vermelho e orégano ganha uma personalidade incrível.

9) Tomilho: para mim é a versão fresca do orégano porque eles têm sabor e aroma parecidos. Devem ser primos. Não sei ao certo. O que sei é que esse tempero é um coringa. Combina com praticamente tudo: carnes de todos os tipos, molho, sopas, marinados. A carne moída aqui de casa sempre leva tomilho. Uso sempre o fresco.

10) Pimentas: de qualquer tipo (branca, preta, rosa, calabresa...) também combinam com todo tipo de comida. Devem ser usada com cuidado para não estragar o prato. A pimenta rosa em grãos é excelente com molho de queijo para cobrir o bife, por exemplo. A pimenta calabresa combina com molho vermelho e linguiça. A do reino, moída na hora, deixa a sopa surpreendente.

11) Cominho: Excelente na kafta, por exemplo. Combina principalmente com carne. Faz um excelente par com hortelã.

12) Páprica, coloral e açafrão brasileiro: esses três pós são perfeitos para dar cor à comida, principalmente, o arroz, o frango ou a batata. Têm sabor suave e quase não interferem no sabor original da comida.

13) Louro: essencial no feijão e no arroz aqui de casa, louro também faz parte do bouquet garni. Isso significa que você pode colocar em qualquer carne de panela.

14) Manjericão: essencial para o molho vermelho, ele muda o espírito do molho.

15) Molho inglês:  é um condimento, mas não é erva aromática. Fica perfeito no ovo frito, na omelete, no estrogonofe, em qualquer comida com carne vermelha ou aves.

16) Cerveja (preta ou pilsen): A cerveja preta é maravilhosa na carne vermelha e no bolo de chocolate, acredite! E a pilsen é maravilhosa em aves, como frango assado.



Tenho outros temperos, mas acho que qualquer cozinha equipada com os condimentos acima está a salvo da mesmice e são capazes de fazer até o mais seletivo dos filhos dar umas garfadas num prato perfumado e cheio de personalidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!