quarta-feira, 2 de agosto de 2017

SALADA DE BATATA DOCE ASSADA COM GENGIBRE


Ingredientes:
3 unidades de batata doce médias
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de alho em pó
1 colher (chá) de cúrcuma em pó
1 pedacinho de gengibre fresco ralado
QB de pimenta do reino moída na hora
1 colher (sobremesa) de orégano seco
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
QB de sumo de limão
QB de sal



Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno a 200C. Lave e descasque as batatas. Corte em quadradinhos médios.  Coloque em uma vasilha grande e cubra com água fria. Deixe descansar por 10 minutos enquanto prepara o restante da receita.
Escorra as batatas, seque bem com papel toalha e tempere com sal a seu gosto. Cuidado para não colocar muito sal. Para esta quantidade de batatas, uma colher de chá de sal é suficiente, porque você vai misturar os outros temperos também, e sempre é possível ajustar o sal mesmo depois que as batatas estiverem assadas. Adicione a cúrcuma, o alho em pó e misture bem para cobrir todos os cubinhos de batata com estes temperos. Coloque o óleo e misture novamente. 
Em uma assadeira grande levemente untada com óleo vegetal, distribua as batatas em uma camada única. Asse por 35 minutos em forno pré-aquecido a 200C. Na metade do tempo de forno vire as batatas com para que assem por igual. Vire delicadamente as batatas tomando cuidado para não quebrar. Deixe assar novamente até completar o tempo indicado.
As batatas estarão prontas quando ficarem douradas por fora e cozidas por dentro com aspecto de caramelizadas. Remova da assadeira e coloque em uma travessa e deixe esfriar um pouco. Coloque então o azeite de oliva, esprema o limão, salpique o orégano e se desejar coloque pimenta do reino moída na hora. Coloque o gengibre ralado e misture. Ajuste o sal se achar necessário. Pode usar ervas frescas também, fica uma delícia. Salsa e cebolinha combinam maravilhosamente com esta salada. Depois de temperar, coloque a travessa na geladeira por uns 15 minutos antes de servir.

Observação:  utilizei batata doce roxa e a batata doce laranja, conforme fotos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!