sábado, 10 de março de 2018

BOLO COM XAROPE DE BORDO E PECÃ DA NIGELLA



Ingredientes:
- Para o recheio de xarope de bordo com pecã:
75g de farinha de trigo
30g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (chá) de canela em pó
150g de nozes pecã (ou comum) grosseiramente picadas
125g de xarope de bordo

- Para o bolo:
300g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
125g de açúcar refinado
2 ovos
250ml de crème fraîche ou creme azedo*
1 a 2 colheres (chá) de açúcar de confeiteiro, para decorar
QB de óleo para untar
1 fôrma com buraco no meio com 23cm de diâmetro

* Como fazer o creme de leite azedo:  250ml de creme de leite fresco com uma colher sopa de suco de limão, numa tigela de vidro. Deixar em temperatura ambiente até engrossar (10 a 30 minutos). Cobrir a tigela e deixar na geladeira até a hora de usar.




Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte a fôrma com óleo e deixe-a de cabeça para baixo sobre papel toalha para que o excesso de óleo escorra.

- Para o recheio:  
Misturando 75g de farinha de trigo e 30g de manteiga com um garfo, até formar uma espécie de mistura semelhante à cobertura de um crumble. Depois, ainda misturando com o garfo, adicione a canela, as nozes pecãs (ou comuns) picadas e o xarope de bordo, criando uma pasta pegajosa e heterogênea. Reserve.

- Para o bolo:
Coloque a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato em uma tigela.

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme leve e claro, e sem parar de bater adicione 1 colher de sopa da mistura de farinha de trigo, 1 ovo, e, então outra colher de sopa da mistura de farinha, seguida pelo segundo ovo.

Adicione o restante da mistura de farinha enquanto bate, e finalmente o creme fraîche ou o creme azedo. A massa do bolo deve ficar bem firme.

Despeje pouco mais da metade da massa na fôrma untada. Espalhe a mistura pelas laterais e ao redor do funil da fôrma para criar uma borda. O recheio pegajoso não deve vazar pelos lados do bolo.

Despeje o recheio de bordo cuidadosamente na  reentrância da massa de bolo, depois cubra o recheio com a massa restante. Alise a parte de cima e coloque a fôrma no forno por 40 minutos, embora seja melhor checar com um palito depois de 30 minutos.

Quando estiver pronto, o palito sairá limpo onde atingir a massa (obviamente, qualquer recheio pegajoso vai grudar no palito), deixe o bolo esfriar sobre uma grelha por  15 minutos na fôrma, depois solte as bordas com uma faca pequena, incluindo ao redor do funil central, e desenforme o bolo sobre a grelha.

Quando o bolo estiver frio, polvilhe com o açúcar de confeiteiro passando mais ou menos  uma colher de chá por uma peneira fina.

Fonte:  NA COZINHA COM NIGELLA: RECEITAS DO CORAÇÃO DA CASA – NIGELLA LAWSON – BESTSELLER, 2013.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!